25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Motors

Adepto da rotina: novo Chevrolet Bolt EUV

Modelo oferece a mesma eficiência e praticidade que sua versão hatch propõe para o dia a dia urbano

Por Jonatas Miranda / Auto Press

24 de dezembro de 2022, às 08h58 • Última atualização em 24 de dezembro de 2022, às 08h59

A General Motors criou um conceito para seu modelo elétrico Chevrolet Bolt e o segue à risca. O modelo privilegia a autonomia e a funcionalidade. Esta última característica é ainda mais ampliada na nova versão SUV, batizada de EUV (sigla de electric utility vehicle), na renovação do modelo para a linha 2023. Esta segunda fase do Bolt surgiu depois de uma paralisação na produção, por conta de um defeito nas baterias produzidas pela LG, que fazia com que o carro entrasse em combustão espontânea em determinadas situações.

O recall atingiu as 142 mil unidades vendidas mundo afora, inclusive as 237 trazidas para o Brasil. Portanto, a nova linha Bolt, além de um visual mais moderno, traz agora um novo sistema de baterias, que, além de mais seguro, tem maior autonomia.

Em termos de design, cada elemento da carroceria tem uma clara preocupação de ajudar no coeficiente aerodinâmico. Esse objetivo não é novidade em veículos de emissão zero, mesmo no caso do Bolt EUV, um pequeno SUV com apenas 4,33 metros de comprimento e 1,77 m de largura, com capacidade para acomodar cinco passageiros, embora para uma viagem realmente confortável, quatro é o ideal.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Mesmo com o espaço interno sendo incrementado pela ausência do túnel de transmissão, que permite um piso plano em toda a cabine – outro detalhe comum em veículos elétricos – e pela boa distância entre-eixos de 2,68 metros, cortesia da arquitetura GM BEV2 (Battery Electric Vehicle), na qual o Chevrolet EUV é construído. Apesar de ser definido como um utilitário, a altura de 1,62 metro é apenas 2 cm maior que no modelo hatch.

BOLT EUV – Foto: Divulgação

Mais do que ter uma atitude de SUV, a missão é disponibilizar elementos que contribuam para a experiência elétrica. Ou seja: acabamento de qualidade com bons materiais, muitos compartimentos para objetos, carregador de indução para smartphone, porta-luvas, console prático, porta-copos e bancos compactos, mas confortáveis e macios. Não é para menos, porque no final resulta em um custo acima de US$ 33 mil – ou cerca de R$ 172 mil.

No Brasil, o modelo hatch, que é ligeiramente mais barato, custa o dobro: R$ 329 mil. Nesse preço, o cliente tem o direito de exigir isso e muito mais.
O Bolt EUV é animado pelo mesmo conjunto usado na versão hatch.

BOLT EUV – Foto: Divulgação

O propulsor aciona as rodas dianteiras e rende 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. Ele pesa 1.669 kg, sendo que apenas o conjunto de baterias responde por 440 kg. A capacidade de carga é de 66 kWh, o que permite uma autonomia de até 416 km. A recarga é calculada em 10 km por hora em uma tomada doméstica comum de 220V/10ª e chega a 290 km por hora de recarga em um carregador de 50 kWh – a um custo aproximado de R$ 85 (R$ 1,95/kWh).

Publicidade