CE 02
BMW prepara veículo que transita entre bicicleta elétrica e scooter
BMW apresentou o conceito do novo veículo da montadora no Salão da Mobilidade de Munique, destinado ao público adolescente
Por Auto Press
11 de setembro de 2021, às 09h01 • Última atualização em 11 de setembro de 2021, às 09h04
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/motors/bmw-prepara-veiculo-que-transita-entre-bicicleta-eletrica-e-scooter-1612443/
Diversas marcas de motocicleta estão investindo em soluções de modelos elétricos para chegarem às ruas a médio prazo. Foi nesse intuito que Yamaha, Honda, Piaggio e também KTM assinaram um acordo para padronizarem baterias intermediárias que poderão alimentar seus futuros modelos.
Já BMW aposta em uma nova família de modelos, CE, que deve estrear com a CE 04, uma scooter com motor elétrico de 42 cv (31 kW), autonomia de até 130 km e capaz de alcançar 120 km/h.

Ou seja: é uma scooter que seria capaz de encarar vias expressas e rodovias, e atender também quem mora nos subúrbios das grandes metrópoles. Agora, no Salão da Mobilidade de Munique, a marca bávara está apresentando o conceito de um modelo que não chega a ser scooter, mas é bem mais que uma bicicleta elétrica, a CE 02.
O primeiro objetivo é seduzir adolescentes que na Europa podem conduzir motonetas a partir de 16 anos, desde que tenham uma ACC, autorização especial para condução de ciclomotores.
A CE 02 é um veículo totalmente urbano, embora algumas características técnicas não deixem essa limitação bem explícita. Seu motor rende 11 kW, cerca de 15 cv – a mesma potência de uma motocicleta de 160 cm³ – a autonomia é de 90 km e a máxima fica em 90 km/h.
BMW apresenta o conceito CE 02 – Foto: Divulgação BMW apresenta o conceito CE 02 – Foto: Divulgação BMW apresenta o conceito CE 02 – Foto: Divulgação
Assim como a CE 04, o modelo tem motor sob o banco e bateria na parte frontal do quadro, com transmissão da força para a roda traseira por correia. A diferença aqui é que sob a bateria, a CE 02 traz um skate acoplado, que fica instalado transversalmente e serve como pedaleira para o usuário do veículo.
O visual do modelo é bastante peculiar. Na frente, quatro canhões de led quadrados formam o conjunto ótico. As bengalas dos amortecedores dianteiros recebem uma capa que as deixam mais robustas e harmonizadas com o grosso conjunto de roda e pneu do modelo.
O painel se resume a um pequeno visor de cristal líquido logo à frente do guidão. No conceito não foram instalados piscas. As mesas dos telescópicos, as tampas laterais e a balança monobraço são em alumínio e dão um aspecto bem moderno.
Na traseira, roda e pneu são idênticos ao da dianteira e só se alteram por conta da grande coroa que é tracionada pela correia que vem do motor. Há também um amortecedor único do lado esquerdo e o modelo da BMW traz freios a discos na frente e atrás.