Elétrico
Chevrolet Bolt EUV une autonomia e desempenho
Preço do Bolt EUV nos EUA começa em US$ 33 mil, 2 mil a mais que a versão EV, vendida no Brasil por R$ 317 mil
Por Alexandre Konstantonis / Auto Press
04 de setembro de 2021, às 09h14
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/motors/chevrolet-bolt-euv-une-autonomia-e-desempenho-1607414/
A Chevrolet tem trabalhado o conceito elétrico desde os anos 1990, quando lançou o EV-1, tem dado passos firmes na eletrificação automotiva e hoje já mostra grandes planos para eletrificar grande parte de seu portifólio em quase todos os segmentos, prometendo 30 veículos elétricos até 2025.
Atualmente, a marca oferece o Bolt EV, que na 2ª geração foi promovido a linha com a chega do Bolt EUV, sigla para Eletric Utility Vehicle.
Chevrolet Bolt EUV – Foto: Divulgação BOLT TRASEIRA – Foto: Divulgação Chevrolet Bolt EUV – Foto: Divulgação Chevrolet Bolt EUV – Foto: Divulgação
As linhas são futuristas e há alguns traços ousados, como a grade composta pelo agrupamento de hexágonos irregulares em alto e baixo relevo e que é apenas um recurso estilístico, uma vez que não serve como uma entrada de ar.
O líquido de resfriamento das células da bateria tem sua temperatura controlada por fluxos de ar vindos de todas as partes do veículo, mas a frente é fechada para dar maior eficiência aerodinâmica ao modelo.
A mecânica consiste em um rotor de ímã permanente alimentado por uma bateria de íons de lítio de 65 kWh de capacidade, com 288 células. Ela fica localizada no assoalho e pesa 25% do total do veículo, com 430 quilos. O motor do veículo rende 203 cv de potência, com 36,8 kgfm e uma transmissão com uma única relação e ré por inversão de fase.
Esta composição de peso, capacidade de carga e potência resulta em uma autonomia de 400 km, que pode ser até ampliada se a proporção de uso urbano for acentuada. Os tempos de recarga são longos e dependem diretamente da potência do carregador do carro.
Em uma tomada comum, aterrada, de 127 volts, a autonomia aumenta 6 km a cada hora. Com um carregador de 240 v, ganha 40 km por hora com 32 ampères e 59,2 km com 48 ampères – respectivamente 10 horas e 7 horas para a carga completa.
A General Motors está promovendo um recall por conta de problemas neste sistema de baterias, fornecido pela LG Chem, que envolve as 141 mil unidades do modelo vendidas mundo afora – incluindo as 235 vendidas no Brasil.
O caso é que pelo menos 10 unidades do modelo se incendiaram quando a bateria foi levada à carga máxima. A GM identificou uma falha no módulo da bateria com potencial de provocar o fogo. A recomendação para quem não atendeu o recall é recarregar no máximo a 90% da capacidade total e, de preferência, ao ar livre.
O preço do Bolt EUV nos Estados Unidos começa em US$ 33 mil, cerca de US$ 2 mil a mais que a versão EV, que é vendida no Brasil por R$ 317 mil. Ou seja: se fosse trazido ao País, poderia ter preços em torno de R$ 340 mil.