Equilíbrio perfeito
Ford Bronco Sport chega em 2021 para competir entre os SUVs médios
Modelo mostra capacidade off-road bem além dos crossovers e é ótimo como carro para o dia a dia
Por Ruben Hoyo / autocosmos.com/mexico / Auto Press
19 de dezembro de 2020, às 08h22
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Apenas alguns meses após a apresentação oficial, já foi possível colocar à prova o novo Ford Bronco Sport 2021. O modelo é fabricado no México, na fábrica de Hermosillo, onde o extinto sedã Fusion foi fabricado por muito tempo. E é exatamente isso que deve acelerar a chegada e permitir preços competitivos do modelo no Brasil, uma vez que os dois países têm um acordo de isenção de imposto no comércio de veículos. O SUV médio, conhecido como baby Bronco, é o passo de acesso à nova linha de produtos aventureiros da Ford.
Novo Ford Bronco Sport – Foto: Divulgação Novo Ford Bronco Sport – Foto: Divulgação Novo Ford Bronco Sport – Foto: Divulgação Novo Ford Bronco Sport – Foto: Divulgação Novo Ford Bronco Sport – Foto: Divulgação Novo Ford Bronco Sport – Foto: Divulgação Novo Ford Bronco Sport – Foto: Divulgação Novo Ford Bronco Sport – Foto: Divulgação Novo Ford Bronco Sport – Foto: Divulgação Novo Ford Bronco Sport – Foto: Divulgação
Ao contrário do modelo mais poderoso, chamado simplesmente de Ford Bronco, que se baseia em uma plataforma de carroceria sobre chassi em longarina, o Bronco Sport emprega uma arquitetura monobloco, compartilhada com o Ford Escape. E enquanto o Bronco é pensado para brigar com o Jeep Wrangler e chega no decorrer do próximo ano em configurações de duas e quatro portas, o Bronco Sport vai brigar com os SUVs com pegada mais crossover.
Com 4,39 m de comprimento, o Bronco Sport é consideravelmente mais curto que Toyota RAV-4, Honda CR-V, Volkswagen Tiguan e até mesmo o novo Volkswagen Taos, além do principal produto deste segmento, o Jeep Compass.
No entanto, o espaço interno é muito bom, o suficiente para quatro adultos de médio porte e a capacidade de carga também é muito competente. A estimativa é que o porta-malas comporte cerca de 600 litros com os bancos em posição normal. A Ford só divulga oficialmente o espaço até o teto, que é de 906 litros.
As três versões de entrada, Base, Big Bend e Outer Banks empregam um novo motor Ecoboost de 1.5 litros de três cilindros com 183 cv de potência e 26,3 kgfm de torque. Já a versão de topo, Badlands, traz um motor Ecoboost 2.0 litros de quatro cilindros que rende 253 cv e 38,4 kgfm. Ambos estão associados a uma transmissão automática de oito velocidades e envia potência para todas as quatro rodas, através de um sistema 4WD com diferencial traseiro de dupla embreagem, com vetorização de torque.
O Broco Sport também conta com sistema de gerenciamento de terreno, com cinco modos de condução. O conjunto suspensivo é independente nas quatro rodas e na frente é apoiada em subchassi e tem batentes hidráulicos, enquanto na traseira tem braços independentes com molas macias, para permitir maior curso, e barra estabilizadora.
Portas dentro, a execução da montagem é excelente. O Ford Bronco Sport reforça o visual aventureiro com uma ótima combinação de texturas e cores em assentos e painéis. Os acabamentos são superiores em comparação com o Escape e detalhes adicionam uma aparência robusta e durável. Quanto a equipamentos, não falta nada. Controle de clima de duas zonas, tela sensível ao toque de 8 polegadas com Sync de terceira geração e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
O novo Bronco Sport não é um produto acessível – nos Estados Unidos, fica entre US$ 32 mil e US$ 38 mil, sem opcionais – ou R$ 160 mil e R$ 190 mil. Na verdade, comparativamente é mais caro que outros modelos do segmento de médios com equipamentos e espaço semelhantes, mas a Ford apela para quem procura design mais robusto e capacidade off-road maior.