Motors
Honda X ADV chega com nova geração visual e maior potência
Modelo, importado da Itália, chega agora ao Brasil com todas estas novidades
Por Eduardo Rocha - Auto Press
26 de março de 2022, às 15h30
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/motors/honda-x-adv-chega-com-nova-geracao-visual-e-maior-potencia-1738853/
A X ADV é tratada pela Honda como uma verdadeira joia. O modelo foi mostrado em 2016 e lançado em 2017 pela montadora na Itália, tomando como base a motocicleta crossover NC 750X. O grande mérito do modelo foi ter inaugurado o subsegmento de maxiscooter aventureiro, com capacidade para enfrentar estradas de terra, ambiente hostil para as scooters normais.
O tratamento especial é revelado pelo fato de, nesses pouco mais de cinco anos de mercado, a marca já ter investido na renovação do modelo duas vezes. Na linha 2019, a X ADV ganhou controle de tração, o modo G, de Ground, para uso na terra, e o câmbio DCT, que aumentou a agilidade.
Dois anos depois, na linha 2021, apresentada na Europa em novembro de 2020, a X ADV recebeu suas maiores mudanças, no que a fabricante japonesa considera a segunda geração. As atualizações atingiram o visual, câmbio, chassi e o motor. O modelo, importado da Itália, chega agora ao Brasil com todas estas novidades. E outra mudança: o preço agora é de R$ 81.080, quase 5% maior.
Na parte estética, todas as peças da carroceria da X ADV foram modificadas, sem mexer, no entanto, no conceito básico do modelo. As linhas, volumes e recortes continuam poligonais, mas a frente agora é mais aguda e projetada. Os faróis duplos da scooter ficaram mais afilados e a guarnição entre eles agora é em preto brilhante.
Na traseira, as mudanças são mais sutis. A lanterna ficou um pouco mais alta, no limite da rabeta, e a saída do escapamento foi redesenhada. Outra alteração relevante foi o banco reprojetado, que agora traz a parte dianteira mais fina, o que facilita a apoiar o pé no chão, apesar de manter a altura de 82 cm.
O trem de força passou pelas mesmas mudanças já feitas na NC 750X. As alterações aumentaram a faixa de giro da potência máxima em 500 rpm, para 6.750 rotações.
Isso, inclusive, ajudou a fazer o rendimento do motor ficar melhor. Agora são 58,6 cv de potência, 4,1 cv a mais que o antecessor. Já o torque subiu numa proporção menor e passou de 6,94 para 7,03 kgfm.
Mas a mudança que realmente fez a X ADV evoluir foi a adoção do acelerador eletrônico, que abriu um leque de configurações do modo do propulsor atuar. O modelo dispõe de cinco modos de condução: Sport, Rain, Standard e Gravel, além do modo User, que permite individualizar a liberação de potência, a intensidade do freio-motor e a atuação do controle de tração, do câmbio e do ABS. Tudo isso é configurado por um botão de navegação no punho esquerdo e de um painel em LCD de 5 polegadas.
O porta-volumes sob o banco foi ligeiramente aumentado, para 22 litros, e agora traz uma saída USB em vez de tomada de 12 volts. A nova X ADV já iniciou o processo de pré-venda e o modelo chega nas cores vermelha e cinza perolizada.