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13 anos de mercado

Honda XRE 300 mantém as qualidades desejáveis do segmento de trails no País

Modelo entrou em 2022 no 13º ano de mercado sem nenhuma alteração substancial – as mais marcantes foram as promovidas para atender a legislação

Por Eduardo Rocha / Auto Press

05 de março de 2022, às 12h03

Pode ser considerada uma façanha a trajetória desenhada no Brasil pela Honda XRE 300. O modelo entrou em 2022 no 13º ano de mercado sem nenhuma alteração substancial – as mais marcantes foram as promovidas para atender a legislação, como redução de emissões e adoção de ABS.

Com 13 anos de mercado, Honda XRE 300 mantém as qualidades básicas e desejáveis do segmento de trails no País – Foto: Eduardo Rocha / Auto Press

Nesse tempo, é claro, a moto foi sendo atualizada esteticamente e a linha se dividiu em três modelos: Adventure, Rally e ABS, que se diferenciam apenas pelo grafismo, cores e preço – as duas primeiras custam R$ 22.980 e a última sai a R$ 22.450.

A versão avaliada Adventure recebe uma combinação de cinza fosco com bege com letras em amarelo, enquanto a Rally usa vermelho com detalhes em preto e branco e a ABS é mais despojada, com carenagem em cinza metálico com tanque em preto.

Em parte, essa falta de novidades do modelo se deve a uma certa acomodação da fabricante, pois a moto é líder do segmento desde sempre, com uma média de vendas de 2.500 unidades mensais em 2021, 50% mais que sua única rival direta, a Yamaha XTZ 250 Lander.

Mas a falta de vontade de mexer no veículo vem de uma simples constatação de que, além de perfumarias, há pouco o que fazer para melhorar a motocicleta sem pressionar o preço final.

Recursos como acelerador eletrônico, controle de estabilidade ou modos de pilotagem ainda estão sendo introduzidos em modelos que custam, pelo menos, o dobro do preço da XRE 300.

O motor é basicamente o mesmo que anima a XRE desde seu nascimento, em meados de 2009. Trata-se de um monocilíndrico de 291 cm³, arrefecido a ar, com duplo comando de válvulas no cabeçote.

– Foto: Eduardo Rocha / Auto Press

Ele é capaz de render 25,4/25,6 cv de potência e 2,76/2,80 kgfm de torque com gasolina/etanol e é gerenciado por um câmbio de cinco marchas. O conjunto é montado sobre um robusto chassi de berço semiduplo.

A suspensão dianteira tipo telescópico tem tubos de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso. A roda aro 21 polegadas em alumínio usa pneu medida 90/90. A suspensão traseira tem balança de alumínio ligada a um amortecedor único com link, com regulagem na carga da mola.

O curso é de 225 mm e a roda, aro 18 polegadas usa pneu medida 120/80. Os freios contam com ABS, que modula as duas pinças do disco dianteiro e a pinça única do disco traseiro.

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