NIVELADO POR CIMA
Hyundai HB20S Platinum Plus se destaca na estética e no conteúdo de conforto e segurança
Motor é o mais forte da gama: 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta
Por Eduardo Rocha / Auto Press
15 de abril de 2023, às 11h31
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/motors/hyundai-hb20s-platinum-plus-se-destaca-na-estetica-e-no-conteudo-de-conforto-e-seguranca-1940609/
Desde sempre, sedãs se identificam com a ideia de luxo. Mesmo nestes tempos sem imaginação, em que os SUVs parecem hipnotizar o público, os modelos de três volumes ainda guardam uma imagem de requinte.
No segmento de compactos, oito carros se engalfinham por um mercado que em 2023 emplaca pouco mais de 14 mil unidades por mês – em 2021 e 2022, eram 20 mil mensais.
Apesar deste ambiente pouco amigável, o Hyundai HB20S tem conseguido se manter com uma participação em torno de 11%, o que lhe garante o terceiro lugar no segmento, atrás do Chevrolet Onix Plus e do Fiat Cronos, que têm, respectivamente, 42% e 17% de participação. A estratégia da marca sul-coreana, no entanto, difere um pouco das rivais.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
O Onix Plus atua apenas nas faixas intermediária e superior do segmento e a Fiat se concentra nas versões de entrada e intermediária. A Hyundai, por sua vez, coloca o HB20S para brigar de um extremo a outro. E no topo fica a versão Platinum Plus, como a unidade avaliada, que é oferecida por R$ 125.390.
Desde setembro do ano passado, o HB20S fez uma correção de rumos em relação ao design. As linhas da primeira fase dessa segunda geração sofreram uma certa rejeição no mercado brasileiro. Para manter um bom nível de vendas, a Hyundai foi obrigada a apostar em preços mais atrativos.
HB20S INTERNA – Foto: Eduardo Rocha / Auto Press HB20S TRASEIRA – Foto: Eduardo Rocha / Auto Press
Com a segunda fase do conceito Sensous Sportness, essa estratégia pôde ser dispensada. Tanto que o preço da versão Platinum Plus só é menor que do Volkswagen Virtus Highline e do Honda City EXL, tradicionalmente os mais caros do segmento.
O novo estilo se mostrou bem mais atraente, com frente alta, grade em trama de fractais e lanternas que rasgam a traseira de um lado ao outro. Na versão, a estética é incrementada por detalhes de acabamento como a grade em preto brilhante, faróis de neblina, lanternas traseiras e luzes diurnas em led, faróis com projetores e rodas diamantadas, entre outros.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
Mas um elemento importante de atração para modelo da Hyundai é o arsenal de recursos tecnológicos, principalmente de sistemas avançados de assistência à condução, ADAS na sigla em inglês. Esse tem sido um ponto de disputa entre os sedãs compactos de topo – entre os oito concorrentes, apenas Cronos e Renault Logan não oferecem recursos mais modernos.
Motorização
O motor é o mais forte da gama: 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que rende sempre 120 cv e 17,5 kgfm, seja com gasolina ou etanol. Ele recebe um câmbio automático de seis marchas.