Traje Esportivo
Hyundai lança o Creta N Line
Versão de visual esportivo é animada pelo motor 1.0 turbo, mas com apenas 120 cv
Por Eduardo Rocha / Auto Press
13 de junho de 2022, às 10h18 • Última atualização em 13 de junho de 2022, às 10h19
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/motors/hyundai-lanca-o-creta-n-line-1781894/
As marcas, de forma recorrente, usam elementos puramente estéticos para tentar vender versões que, na realidade, não têm as características propagandeadas. Como um carro com visual aventureiro, mas sem qualquer capacidade off-road ou um esportivo que não apresenta nem motor nem desempenho que o diferenciem do restante da gama. Essa venda de gato por lebre, por vezes, é amenizada por sutis adaptações ao estilo proposto, mas nada que mude essencialmente o comportamento do carro.

Como um aventureiro que recebe pneus de uso misto ou suspensão elevada, ou um esportivo que ganha itens aerodinâmicos ou uma nova configuração na suspensão e na direção. O novo Hyundai Creta N Line se enquadra nos dois casos. Trata-se de um SUV sem uma capacidade off-road específica que ganha uma versão com estilo esportivo, mas sem qualquer ganho de performance. O modelo chega ao mercado nacional por R$ 165.090 – R$ 159.490 apenas para as primeiras 200 unidades.
Na gama do SUV da Hyundai, a versão N Line vai funcionar como uma bifurcação da versão top de linha atual, a Ultimate, que custa R$ 167.490. As duas configurações guardam diferenças importantes. A mais surpreendente é a motorização. Apesar de ser a versão com pegada esportiva da gama, a N Line usa o motor 1.0 TGDI flex, turbo com injeção direta, que rende apenas 120 cv e 17,5 kgfm, o motor mais fraco aplicado ao modelo no Brasil.
Já a Ultimate traz o motor 2.0 flex aspirado, que rende 157/167 cv e 19,2/20,6 kgfm, com gasolina-etanol. Mecanicamente, a única especificação que busca adequar a nova versão à proposta é mesmo a nova configuração de suspensão e direção, mais rígida.
As diferenças mais evidentes entre os dois aparecem no tratamento de peças como protetor de para-choque, saias laterais, barras no teto, spoiler e capas de retrovisores, que ganham acabamento preto brilhante. A grade frontal é em preto brilhante e, além da assinatura N Line, ganha nova trama simétrica, com o escudo da marca escurecido. Os faróis recebem máscara negra e as lanternas têm lentes escurecidas. Apesar de ser um modelo esportivo, as rodas têm 17 polegadas – na Ultimate têm 18.
No interior, a assinatura da versão é valorizada. Ela aparece no volante, no câmbio e bordada no encosto dos bancos dianteiros. O revestimento é em couro sintético. O interior é todo em preto, fugindo da duvidosa combinação de bege com marrom da Ultimate.