CROSSOVER
Land Rover lança versão mais simples do Range Rover Evoque no Chile
Modelo de entrada da montadora inglesa chega a custar até 30% menos que as versões mais equipadas
Por George Beher / Auto Press
16 de outubro de 2021, às 08h43 • Última atualização em 16 de outubro de 2021, às 08h44
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/motors/land-rover-lanca-versao-mais-simples-do-range-rover-evoque-no-chile-1638688/
As marcas premium costumam choramingar que no Brasil as vendas de automóveis de luxo no Brasil não passam de 3% do total, enquanto em outros países chegam a 10%. Mas há um bom motivo para este descompasso. Enquanto em outros mercados há oferta de versões mais simples dos modelos dessas marcas, no Brasil só são importadas as configurações de topo.
Trata-se de uma conta de chegada: é mais lucrativo vender menos unidades a preços exorbitantes, pois exige uma estrutura de serviços menor, do que ter maior volume com margens menores e ainda ter de atender a mais clientes.
Range Rover Evoque – Foto: Divulgação Range Rover Evoque – Foto: Divulgação Range Rover Evoque – Foto: Divulgação Range Rover Evoque – Foto: Divulgação Range Rover Evoque – Foto: Divulgação
No Brasil, um modelo de luxo custa 100% mais que outro do mesmo segmento de marca generalista. Na Europa e Estados Unidos essa diferença é de 40%. Por isso, chama a atenção o que a Jaguar Land Rover decidiu fazer no Chile.
A fabricante britânica passou a oferecer uma versão de entrada para seu modelo mais bem-sucedido, o Range Rover Evoque. Trata-se da versão S com motorização P200, com preços 30% menores que os modelos mais equipados da gama.
Ou cerca de US$ 40 mil contra US$ 55 mil – R$ 220 mil e R$ 305 mil, aproximadamente. Seria como se no Brasil fosse lançado um Evoque por R$ 260 mil, diante dos R$ 372 mil que custa atualmente a versão R-Dynamic SE P200.
Desde a introdução global, em 2011, o Range Rover Evoque consolidou uma imagem icônica para o fabricante inglês. O impacto causado pela chegada do Evoque foi tal que logo se tornou um dos modelos mais vendidos da marca em todo o mundo.
Não só isso, ele apresentou com sua chegada um novo estilo muito mais moderno, projetado para atrair um público mais jovem e que permitiu à Land Rover renovar sua clientela. Com o Evoque, a Land Rover ousou renovar sua oferta de produtos e organizar sua gama de forma muito mais coerente.
A proposta original do Evoque foi criar uma identidade marcante que o distanciasse de seus potenciais rivais, que formam uma multidão de crossovers premium. O Evoque de segunda geração segue a mesma filosofia, sendo que o protagonista dessa vez é a versão básica, S P200, mas que, honestamente, de básica tem muito pouco.
Embora as linhas do Evoque tenham características herdadas de toda a família Range Rover, o Evoque consegue oferecer uma proposta muito moderna e minimalista graças às luzes led estreitas, às grandes rodas, ao efeito alcançado pelas janelas com colunas escurecidas e às maçanetas retráteis, como no Velar.
Esta versão S pode ser de entrada, mas traz algumas características interessantes. Caso das rodas de 20 polegadas, que ajudam muito a dar proporção à silhueta marcante do carro. Não são, é verdade, a melhor opção para o off-road.
Mesmo que o Evoque tenha um dos sistemas de tração mais sofisticados com gestão eletrônica, está longe de ser o melhor carro para se aventurar na lama. Na autoestrada, por outro lado, elas ajudam muito a dar a sensação extra de estabilidade.
O sistema multimídia foi renovado com a nova interface Pivi Pro de 10 polegadas. A tela é mais sensível e mais rápida, além de ter conexão Bluetooth, carregador sem fio, sete portas USB e suporte para Apple CarPlay e Android Auto.