25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Novidades

Nova Toyota SW4: off-road de raiz

Veículo traz design atraente, acabamento caprichado e a velha capacidade de encarar aventuras

Por Hernando Calaza / Auto Press

27 de novembro de 2021, às 09h35

No final de 2020, a Toyota apresentou novidades na linha Hilux, que atingiram também a SW4, o SUV da gama. Não foi apresentada uma nova geração – o que deve ocorrer só em 2025 –, mas apenas uma atualização focada no design e nos recursos de conectividade dos modelos, que compartilham diversos sistemas, como estrutura, mecânica e plataforma eletrônica.

A cada atualização, a SW4 ganha mais personalidade. A partir da coluna central, todas as peças da carroceria são individualizadas.

Até mesmo a suspensão traseira é diferente, com molas helicoidais no lugar do feixe de molas usado na Hilux. E, desse modo, a diferenciação estética ficou ainda mais marcada.

As mudanças foram basicamente feitas na frente, onde a grade ficou mais alta e ganhou frisos com uma trama geométrica em preto brilhante.

Toyota SW4 – Foto: Divulgação

Por dentro, os acabamentos ganharam em sofisticação, com a combinação de metal, madeira, guarnições em preto brilhante e revestimentos em couro.

Já as superfícies fora das áreas de toque trazem uma certa rusticidade que mostra a sinergia com a Hilux – inclusive a parte superior do painel.
Uma das características mais atraentes da SW4 é mesmo seu espaço interno. São três fileiras de bancos com sete lugares no total.

Toyota SW4 – Foto: Divulgação

Como quase qualquer veículo com três fileiras de assentos, quando os sete assentos estão em operação, o porta-malas fica bem restrito.

Os bancos traseiros podem ser facilmente dobrados, mas em vez de se alinharem ao piso, eles são dobrados para os lados, o que rouba visibilidade e espaço de carga. A fileira do meio também pode ser rebatida e criar uma imensa área de carregamento.

Toyota SW4 – Foto: Divulgação

O problema é que ambas as fixações são feitas por cordas e ganchos em vez de fechaduras internas, o que é bastante tosco para um carro tão caro. Pelo menos a tampa da mala passou a ser elétrica, o que condiz com o posicionamento do modelo.

Na parte de conectividade, o SW4 traz uma central multimídia com tela de sensível ao toque com tela de 8 polegadas, mas também acessível por controles por botão.

Toyota SW4 – Foto: Divulgação

Ele faz espelhamento, via cabo, com aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, e o sistema de áudio JBL traz alto-falantes e subwoofer, GPS interno, TV Digital (que só funciona com o carro parado), câmera de ré e câmera 360º.

Sob o capô, a SW4 recebe o renovado motor turbodiesel 2.8 litros de quatro cilindros e 16 válvulas, com intercooler e turbo de geometria variável. Ele é sempre gerenciado por um câmbio automático de seis marchas, como modo manual sequencial. Rende 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque.

Publicidade