SUV
Provocada pelas normas de emissões, Caoa Chery renova o Tiggo 5X
Montadora tem no veículo o seu modelo mais vendido no Brasil; nova versão tem preço de R$ 154,9 mil
Por Auto Press
19 de fevereiro de 2022, às 08h51 • Última atualização em 19 de fevereiro de 2022, às 08h52
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/motors/provocada-pelas-normas-de-emissoes-caoa-chery-renova-o-tiggo-5x-1716783/
A entrada em vigor das normas de emissões Proconve L7 promoveu uma verdadeira varredura nas linhas de produção no Brasil. Diversos modelos foram empurrados para fora do mercado, como Fiat Uno, Chevrolet Joy e Volkswagen Fox, e muitos outros tiveram de ser renovados, principalmente com troca de motor.
A Caoa Chery tem uma gama recente e por isso já vinha lançando modelos em conformidade com os novos limites de emissões. Uma das raras exceções, porém, era exatamente seu modelo de maior sucesso, o Tiggo 5X, que desde seu lançamento, no início de 2019, já acumulou 30 mil unidades emplacadas.
Tiggo 5X – Foto: Divulgação Tiggo 5X – Foto: Divulgação Tiggo 5X – Foto: Divulgação Tiggo 5X – Foto: Divulgação Tiggo 5X – Foto: Divulgação
Nesse processo de adequação, o SUV compacto, do segmento B+, trocou a antiga versão única TXS pela PRO e passou por mudanças no motor e na transmissão. Para valorizar essas novidades, o visual ganhou alguns retoques e o interior foi incrementado com telas maiores para o painel e o sistema multimídia. O outro lado dessa equação foi o preço, que subiu de R$ 144.990 para R$ 154.990.
No visual, o Tiggo 5X PRO ganhou a grade com uma trama em losango em perspectiva, com o símbolo da Chery flutuando ao centro, que faz parte do novo “family face” da marca no Brasil – semelhante ao usado no Tiggo 3X.
O para-choque foi redesenhado e as luzes de condução diurna agora são em duas linhas de led. De perfil, a única mudança é no desenho da roda de 18 polegadas enquanto na traseira, uma barra horizontal em preto foi colocada na parte inferior do para-choque, separando os refletores das saídas de escape.
No interior, o console perde a guarnição em plástico rígido brilhante e agora recebe um revestimento em couro sintético com costura pespontada, com entradas de ar horizontais no lugar das antigas, que eram quadradas.
TECNOLOGIA
A tela da central cresce de 9 para 10,25, em formato wide, e agora está em uma posição mais elevada. Logo abaixo, um pequeno console de toque controla o ar-condicionado duplo. Na sequência aparece a nova alavanca de câmbio em formato de joy stick, com a tecla do freio de estacionamento elétrico abaixo e o carregador de celular por indução ao lado.
O sistema multimídia mantém os mesmos recursos, como conexão Bluetooth e espelhamento de celular com Apple CarPlay e Android Auto via cabo e projeta as imagens da câmera 360°.
Outra mudança é no painel, que tem mostradores analógicos para temperatura do motor e mostrador de combustível nas bordas externas, e possui na parte central uma tela de 7 polegadas configurável com os instrumentos padrão e dados do computador de bordo, semelhante ao usado no Tiggo 3X. A luz ambiente agora é configurável em uma vasta paleta de cores e pode mudar, acompanhando o ritmo da música.
Na parte mecânica, o motor 1.5 manteve a mesma arquitetura, mas foi modificado nos sistemas agregados, como o turbo com controle eletrônico, que foi redimensionado e as novas válvulas termostática e de alívio de pressão – wastegate.
MARCHAS
O antigo câmbio de dupla embreagem de seis velocidades dá lugar agora a um CVT com 9 relações fixas no modo sequencial. Todas as mudanças focaram nas normas L7, ainda assim não houve perda nem de torque, nem de potência. O Tiggo 5X manteve os 147/150 cv e os 21,4 kgfm anteriores. Segundo a engenharia da fabricante, o modelo ficou 5% mais econômico.
Não foi desta vez, no entanto, que a Chery passou a dotar seus modelos com sistemas de assistências avançada ao condutor – ADAS, na sigla em inglês. Mas a marca garante que está na fase final de testes para recursos como frenagem autônoma e controle de cruzeiro adaptativo, já disponível em vários rivais do segmento.
A expectativa da Caoa Chery em relação ao mercado é manter a atual média de emplacamentos, entre 1 mil e 1.200 unidades mensais. Em 2021, o Tiggo 5X teve seu melhor ano desde a chegada há três anos, com média de 1.050 unidades vendidas por mês.