Exames
Exame ultrassonográfico é importante na vida dos pets
Exame não causa dor e é rápido, sendo usado para auxiliar no diagnóstico de patologias
Por Isabella Holouka
20 de agosto de 2020, às 09h44
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/pet/exame-ultrassonografico-e-importante-na-vida-dos-pets-1287753/
A ultrassonografia veterinária, aplicada no Brasil há mais de 30 anos, costuma ser a primeira escolha do clínico para auxiliar no diagnóstico de patologias e por isso é tão importante para a longevidade e qualidade de vida dos animais.
A doutora Fabiana Sicci del Lama, da Junto – Ultrassom Veterinário in Home, explica que os exames não causam dor, são rápidos e raramente demandam a sedação, além de possibilitarem uma visão geral de todos os órgãos internos.

A requisição do exame deve ser acompanhada de informações sobre a suspeita clínica, para aumentar a interação entre o médico que realiza o exame e o animal.
“O proprietário também deve participar e há algumas recomendações que devem ser seguidas, principalmente o jejum alimentar de 6 a 8 horas e sem restrições para o consumo de séticos ou laxantes. O médico veterinário irá alertar para isto ao solicitar o exame”, explica.
As especialidades da ultrassonografia são divididas entre as regiões anatômicas em análise diagnóstica.
A ultrassonografia abdominal é a mais realizada, frequentemente indicada em casos de obstruções intestinais e urinárias, hemorragias, cesáreas de emergência e dores agudas.
Já as estruturas da região do pescoço, como glândula tireóide e paratireóide, linfonodos, veia jugular externa, artérias carótidas e glândulas salivares, são avaliadas pelo ultrassom cervical.
O ultrassom ocular permite avaliação do globo ocular e de todas as estruturas a ele relacionadas e demanda o uso de um colírio anestésico, para não causar incômodo no animal.
Por sua vez, a ultrassonografia musculoesquelética é utilizada para a observação de irregularidades na superfície articular e dos ossos, rupturas de ligamentos, processos inflamatórios e degenerativos, roturas, luxações e fraturas.
Quanto ao uso do mapeamento Doppler colorido, é uma importante ferramenta para avaliar o fluxo sanguíneo dos órgãos, a vasculização, o índice de resistividade, a avaliação de batimentos cardíacos, do fígado ou dos rins.
“A avaliação interna preventiva do seu animal é muito importante, pois somente assim o médico veterinário pode diagnosticar e tratar precocemente eventuais patologias, garantindo a qualidade de vida do animal. Sempre que for solicitado este exame, com certeza será para o bem-estar de seu melhor amigo”, afirma Fabiana.
Serviço: Junto – Ultrassom Veterinário in Home
Dra Fabiana Sicci del Lama
Facebook: @juntoultrassomveterinarioinhome
Contato: (19) 99182-3043
contato@juntovet.com.br
www.juntovet.com.br