Agrosete
Meus peixes estão morrendo: e agora?
O problema pode estar relacionado com o pH da água ou a filtragem realizada
Por Redação
02 de dezembro de 2020, às 10h04
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/pet/meus-peixes-estao-morrendo-e-agora-1377518/
É muito comum pessoas, ainda que sem experiência no ramo do aquarismo, terem vontade de ingressar no hobby e acabarem adquirindo alguns peixes para terem em casa o próprio aquário.
Entretanto, se não manter os cuidados básicos com a água, também é comum que esses peixes comecem a morrer depois de um tempo.
pH
O principal ponto que o especialista Alan Maia, da Agrosete, explicou é verificar o pH da água. Ele precisa estar neutro e por isso recomenda-se que utilize água da torneira, já que a água filtrada deixa o pH muito alcalino. Para isso, Alan recomenda utilizar o produto Mbreda pH Teste, em que o teste é feito com apenas uma gota por vez e tem durabilidade para usar por 400 vezes.

Caso comprove que O pH está desregulado, pingue vagarosamente o produto PhDown, da Ocean Tech, ou o Discus Buffer, da Seachem. Ambos conseguem o efeito desejado e deixam os peixes saudáveis.
Cloro
O cloro na água do aquário pode prejudicar intensamente a saúde dos peixes, já que queima as brânquias e as mucosas, intoxicando-os. Além disso, pode matar plantas, invertebrados, entre outros. Os malefícios que o cloro causa aos peixes são, inclusive, visíveis. É possível notar que o animal fica esbranquiçado devido à perda de mucosa, e também muito ofegante em decorrência da queimadura das brânquias.
Independentemente da água utilizada para encher o aquário ser mineral, de poço artesiano ou vinda da torneira, é imprescindível o uso de um condicionador de água, pois qualquer uma delas pode possuir também alguns metais pesados e estes podem intoxicar os peixes.
Ao administrar um condicionador de água, é possível eliminar todo o cloro e qualquer outro elemento indesejável da água e torná-la saudável para os habitantes. Existem diversas marcas do produto, desta forma, o preparo pode variar de uma marca para outra, como a utilização de duas gotas para cada litro de água, ou uma gota para cada litro, e assim por diante.
Agrosete
Telefone: (19) 3873-3913
WhatsApp: (19) 97402-0790
E-mail: contato@agrosete.com.br
Endereço: Rua Dom Barreto, 650, Centro de Sumaré
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 9h às 13h