Pet
Não existe lágrima ácida nos pets, esclarece especialista
Tutores devem investigar e tratar as causas de manchas escuras que aparecem próximo aos olhos dos cães
Por Redação
10 de maio de 2021, às 15h02
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/pet/nao-existe-lagrima-acida-nos-pets-esclarece-especialista-1512281/
Assim como nós humanos, os pets têm pontos lacrimais presentes nas pálpebras, que quando estão normais drenam a lágrima para o canal lacrimal. Mas quando existe a obstrução deste canal, a lágrima extravasa para fora das pálpebras deixando os pelos ao redor dos olhos molhados.

A médica veterinária especializada em oftalmologia Daniela Pereira explica que este problema é conhecido como epífora, e não lágrima ácida. “A lágrima não queima o pelo, o que ocorre é que a lactoferrina e a porfirina presentes na lágrima entram em contato com as bactérias do pelo e da pele e acontece o escurecimento do pelo”, afirma.
As causas da epífora devem ser pesquisadas para a escolha do melhor tratamento. Segundo a especialista, ministrar antibiótico oral ou mudar a ração do animal não resolverá a epífora e consequentemente a mancha.
“O que precisa ser feito é pesquisar porque a lágrima está escorrendo nos pelos e não pelas narinas. Quando você passa produtos ou administra antibiótico oral para seu pet, você elimina temporariamente a ação das bactérias que ficam no pelo e na pele com a lágrima que está sendo drenada de forma errada. Consequentemente, a mancha irá voltar. Trate a causa, não a mancha”, recomenda a especialista em oftalmologia veterinária.
Clínica Veterinária Oftalmologia Pet
Dra. Daniela Pereira – Oftalmologia Veterinária
- Endereço: Rua Ari Meireles, 403, Vila Santa Catarina. Americana
- Telefone: (19) 2144-3890
- WhatsApp: (19) 99626-6736
- Website: www.oftalmologiapet.com.br