Dicas
Seis dicas para cativar os alunos nas aulas online
Especialista mostra que recursos simples prendem a atenção dos estudantes
Por Da Redação
09 de junho de 2020, às 08h23
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/tecnologia/seis-dicas-para-cativar-os-alunos-nas-aulas-online-1227969/
Com o distanciamento social, as escolas tiveram que se adaptar à nova realidade para continuar fornecendo conteúdo para seus alunos. A grande dificuldade, no entanto, é fazer com que as aulas online sejam interessantes, já que a interação em tempo real é reduzida ou às vezes nem acontece.

Com isso é preciso buscar novos métodos, materiais de apoio e táticas diferentes para prender a atenção e conseguir passar a matéria. A palestrante e especialista em produtividade e marketing, Tathiane Deândhela, conta como é possível aplicar as técnicas que ela usa em suas apresentações para tornar a aula online uma nova forma de aprendizado.
Criar formas de interagir com os alunos é uma das maneiras de conquistar sua atenção:
Gamificação. Também conhecida como ludificação, é a técnica de trazer um pouco do princípio de jogos e videogames para aula. Tendo feedback imediato para os alunos com parabéns e recompensas. Joguinhos que facilitem o aprendizado e dinâmicas para que a aula fique mais divertida e os objetivos fiquem claros. Dessa forma os alunos conseguem se esforçar para atingir as metas e serem recompensados por isso, como nos jogos que já fazem parte do mundo dessas gerações.
Storytelling. Trabalhar técnicas de storytelling é muito interessante. O professor precisa desenvolver habilidades de contar, desenvolver e adaptar histórias para que consiga envolver os alunos. Praticar o lado artístico é uma ótima ideia também, fazer paródias, criar musiquinhas para facilitar a absorção do conteúdo. Então a ideia seria usar habilidades artísticas também para poder tornar esse momento mais envolvente.
Oratória. Em alguns momentos falar mais alto, mais rápido, em outros mais baixo e mais devagar. Trabalhar toda essa entonação, quais palavras, quais expressões é preciso dar mais ênfase e falar com mais força. Ter um momento de silêncio também, uns 2 ou 3 segundos, que faz a pessoa conseguir pensar e interagir.
Trazer elementos visuais. Pensar em formas mais criativas de se falar a mesma coisa. Imaginar o que é possível comparar com coisas do cotidiano, com coisas do dia a dia do aluno. Então sempre que ele traz comparações, analogias, metáforas e outros elementos que trazem visualização, que demonstram aquilo que ele quer dizer, faz com que o aluno se conecte com o que está sendo passado e memorize com mais facilidade.
Participação do aluno. Colocar o aluno para participar, fazer perguntas, criar formas de interação para que o aluno não fique muito tempo ouvindo. A participação em duplas ou trios, mesmo online, ajuda a compreender o conteúdo. Praticar a escuta entre eles pode ser bastante positivo.
Quebra de estado. Essa técnica de neurolinguística serve para tirar o ouvinte do estado em que se encontra e voltar a atenção dele a outro ponto. Em uma aula ou palestra, o ideal é que a cada sete minutos se faça uma quebra de estado. Ou seja, a cada sete minutos é interessante que faça alguma coisa diferente: passar um vídeo, uma música, uma interação ou uma história. Isso torna o aluno mais presente e a aula fica muito mais envolvente e prazerosa.