É hora da volta?
Turismo no Sul prepara retomada
Cidades gaúchas foram divididas em 20 regiões, que ganham bandeiras coloridas, com protocolos obrigatórios (entre eles, o uso de máscara)
Por Da redação
02 de junho de 2020, às 18h36 • Última atualização em 02 de junho de 2020, às 18h37
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/turismo/turismo-no-sul-prepara-retomada-1220862/
Recepcionistas e camareiras de máscara e protetor facial. Termômetro de infravermelho no check-in. Café da manhã à la carte ou então servido no quarto. Grupos pequenos na visita a atrações. Com esse cenário, a Serra Gaúcha está reaberta aos viajantes. Hotéis, parques e atrações de Gramado e Canela estão autorizados a funcionar com restrições.

O fim de semana do Dia das Mães foi o primeiro da nova fase, com exigências como a ocupação máxima de 50% na hotelaria. No Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves já havia feito esse movimento em meados de abril. A retomada do turismo, em meio à pandemia de coronavírus, divide opiniões entre os especialistas em saúde. Mas, em um aspecto, todos concordam: a decisão envolve risco, em algum grau.
Na Serra Gaúcha, pela classificação do governo, podem funcionar hotéis com até metade dos quartos e agências de turismo com no máximo 25% dos funcionários. Restaurantes à la carte podem trabalhar com até 50% dos empregados – refeições em bufê seguem proibidas. Lojas de centros comerciais e shoppings podem abrir com metade da ocupação e dos funcionários.
Snowland, parque de neve
Entre as adaptações para reabrir em 5 de junho, o Snowland, parque de neve de Gramado, definiu que haverá aulas de esqui e snowboard só em dias predeterminados.
“Temos de fornecer a roupa de neve com luvas. Elas serão entregues em embalagens individuais invioláveis. A mesma roupa não será reutilizada antes de ser lavada e passar pela secagem a 45 graus”, afirma o diretor executivo Paulo Mentone.
Bondinhos em Canela
Na Bondinhos Aéreos de Canela, cada cabine, para até oito pessoas, só leva integrantes da mesma família e fica parada mais tempo na plataforma – assim, não é preciso dar a mão a um atendente. “As janelas dos bondinhos permanecerão abertas para circulação de ar, e eles serão desinfetados frequentemente”, diz Mateus Scain, gerente da empresa.
Festival de Cinema e Natal Luz
Sempre nas listas de destinos mais visitados do Brasil, Gramado tem cerca de 85% de sua economia proveniente do turismo e tem São Paulo e Rio de Janeiro entre seus principais emissores de viajantes, mas aposta, agora, nos visitantes que vêm de carro de cidades próximas ou de Santa Catarina.
“Enquanto a malha nacional não estiver regularizada, Gramado tem de trabalhar o turismo de vizinhança”, diz o prefeito da cidade, João Alfredo Bertolucci.
Em Gramado, entre outros eventos, o Festival de Cinema e o Natal Luz estão previstos para serem realizados no segundo semestre. O mesmo ocorre com o calendário de Bento Gonçalves. Na região, vinícolas como a Miolo recebem visitantes em grupos de até dez pessoas, e a agência Giordani já vende passeios de maria-fumaça em junho.