Casa
Invista nos detalhes do lavabo
Apesar de pequeno, espaço tem a vantagem de não ter a umidade do chuveiro, permitindo maiores possibilidades no design
Por Natália Velosa
15 de março de 2022, às 07h12
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/revista-l/casa/invista-nos-detalhes-do-lavabo-1719009/
O lavabo é um ambiente pequeno, mas que tem muito a oferecer na decoração. O espaço tem a vantagem de não ter a umidade do chuveiro e isso permite maiores possibilidades no design. Aposte nos detalhes para transformar este cômodo num local acolhedor e elegante.
Para diversificar nas paredes, as arquitetas Jéssica Pires e Camila Pavarin, da Pavarin Boer Arquitetura, indicam trabalhar com pedra natural, que traz profundidade e requinte. Uma segunda opção é o uso de lambri, painel formado por um conjunto de réguas de madeira que reveste a parede ou forro de um ambiente.
Este lavabo da Casa Cristal, assinado pelo arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris e pela designer de interiores Iara Kílaris, é composto pela bancada da pia em mármore branco com formato arredondado. O piso, também em mármore, acompanha a configuração da pia. Para dar um toque de natureza, foi feita a escolha de plantas permanentes embaixo da bancada – Foto: Leandro Farchi O papel de parede é o ponto chave do lavabo assinado pela arquiteta Carolina Ardito. O elemento permitiu que a decoração saísse do tradicional branco e garantisse sofisticação. A iluminação com lustres e o vaso com flores também compõem o ambiente – Foto: Favaro Jr O contraste de estilos nos objetos chama atenção neste projeto da PB Arquitetura. O sofisticado espelho clássico se une à modernidade da louça preta. Por fim, a rusticidade aparece na bancada envernizada, prova de que é possível mesclar vários tipos de decoração mesmo em um ambiente pequeno – Foto: Henrique Ribeiro A iluminação faz toda a diferença no ambiente elaborado pelo arquiteto Bruno Moraes. O tom verde do revestimento combinado à madeira traz aconchego e frescor – Foto: Luis Gomes Neste projeto de lavabo da Pavarin Boer Arquitetura, as arquitetas Jéssica Pires e Camila Pavarin trabalharam com pedra natural na parede. Acessórios dourados e os vasos com plantas compõem o ambiente, propiciando aconchego – Foto: Pavarin Boer Arquitetura
Pode-se ainda utilizar cores para dar vida ao lavabo. A paleta com verde esmeralda, azul e tons terrosos remete à natureza, conferindo frescor e leveza. Folhagens também são bem-vindas.
“Pode-se usar costela de adão, bambu da sorte e até mesmo folhas secas. Também é possível fazer composições em jardim vertical, com folhagens artificiais. O legal de usar folhagens é a sensação de frescor e requinte que elas trazem para o ambiente”, diz Jéssica.
Já nas bancadas e cubas, além do tradicional granito, as arquitetas indicam utilizar mármores e sintéticos. Atualmente, são mais utilizados o concreto e a madeira. Para os lavabos pequenos e sem janelas, apostar na iluminação artificial é importante para otimizar o ambiente e deixá-lo mais aconchegante.
Outro ponto é caprichar na decoração, utilizando vasos com plantas, bandejas, sabonetes, espelhos e até mesmo quadros. “O que vale é usar a criatividade e soltar a imaginação”, finaliza Camila.