Casa
Moda, decoração e arquitetura
Tendências das passarelas estão cada vez mais presentes nas mostras de decoração e nos projetos
Por Leslie Cia Silveira
21 de janeiro de 2020, às 18h33
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/revista-l/casa/moda-decoracao-e-arquitetura-1131968/
O jeito de ser, de se vestir e habitar são ditadas por tendências que transcendem as passarelas da moda e invadem as mostras de decoração e arquitetura. Ícone da cultura pop, o ator James Dean -que marcou toda uma geração de jovens com seu estilo bad boy -, é um bom exemplo do quanto a arte e o mundo fashion influenciam a decoração de interiores.
Na edição 2019 do Campinas Decor o pop art foi uma das referências para a designer de interiores Guacira Bonafé criar o espaço Café Decor, estampando a imagem do inesquecível ator de Hollywood lembrado por sua calça jeans, camiseta branca e jaqueta de couro.
E se veio do cinema o precursor da modelagem slim (roupa ajustada ao corpo), as coleções desenvolvidas pelas principais grifes criaram estampas que são reproduzidas pelos designers de móveis e de interiores, como o animal print e os românticos florais.
Outras novidades do décor 2019, estão em alta nas principais coleções Primavera-Verão, como as tonalidades neon e os metalizados. Acontece que é cada vez maior o número de arquitetos e designers que veem na moda mais uma fonte de inspiração para expressar sua criatividade e talento.
Expoentes do universo fashion, entre os quais Armani, Fendi, Diesel e Zara criaram coleções para casa, imprimindo as suas marcas em artigos de cama, mesa e banho, além de móveis e elementos para decorar ambientes.
Estampas florais
As flores da estação também estão nos lançamentos de décor, criando espaços aconchegantes, agradáveis e com a pitada certa de romantismo. A nova coleção da renomada marca de papel de parede Masureel, apostou na Primavera como tendência, apresentado flores, cores, árvores e pássaros para compor ambientes. “Os florais e os elementos da natureza aparecem com uma linguagem atual e sofisticada, perfeita para impactar e transformar qualquer espaço”, explica a grife.
Animal print
Uma das estampas que, definitivamente, conquistou espaço nas principais coleções, o animal print também tem forte presença na decoração. A dica dos especialistas em designer de interiores e arquitetura para não cometer exageros, é investir em peças únicas seja no objeto decorativo ou na mobília. A arquiteta Fernanda Belofardi sugere pufes para trazer estampas como o print de zebra e onça para a decoração de interiores.
Metalizados na decoração
Após as principais semanas de moda do planeta – em Paris, Milão e Nova York -, é possível afirmar que os tecidos metalizados como lurex e o paetê são fortes tendências para as próximas estações em roupas e calçados. Na decoração, o metalizado também surge em revestimentos, lustres, divisórias, torneiras, chuveiros e entre outros elementos.
Neon em alta
As cores neon dominam as principais coleções Primavera-Verão e também seguem marcando presença na decoração. A dica é usar o verde limão ou lima, o laranja, amarelo e outras cores vibrantes e iluminadas para conferir mais energia aos ambientes da casa. Você pode investir tanto em objetos decorativos, quanto em outros elementos como luminárias e até nos móveis, trazendo mais personalidade aos ambientes.
O laranja é um detalhe vindo da cartela de cores neon para dar um toque fashion ao ambiente