L MODA
Faça você mesmo
Se inspire nas tendências para repaginar as roupas esquecidas no armário e dar a elas um novo uso ou transformá-las numa peça da moda gastando pouco
Por *Natália Velosa
07 de outubro de 2020, às 08h10
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/revista-l/faca-voce-mesmo-1324764/
O período de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), fez com que muita gente voltasse o olhar para dentro de casa. Um canto que precisa de uma reforma, um armário para limpar ou um guarda- roupa para organizar.
Uma alternativa para se livrar do tédio, renovar vestuário e ainda economizar é customizar aquela peça de roupa parada há anos, transformando seu jeito de usar e ainda ficando na moda.
O tie- dye, por exemplo, estampa marcada pelo movimento hippie dos anos 1960 e 1970, voltou às ruas com sua explosão de cores e não exige muita habilidade para ser feito em casa e mudar o visual de uma peça antiga.
Além dele, outras opções para dar nova cara às roupas são as ombreiras, que nos anos 1980 simbolizaram a força feminina e os patches, adesivos termocolantes, que incrementam qualquer peça. Aprenda como fazer.
*Estagiária sob supervisão de Valéria Barreira
Tie-dye

Você vai precisar de:
- Peça de roupa clara de tecido natural;
- Corantes para tecido;
- Fixador de corante;
- Elásticos de borracha ou barbante;
- Luvas e papéis para forrar a superfície.
Lave o tecido antes de começar o tie- dye e deixe secar. Estique sobre uma superfície e com o auxílio de um garfo, torça a camiseta no sentido horário partindo do centro, formando um caracol. Com o barbante ou o elástico de borracha, amarre o caracol formando um X. Desse modo, a camiseta ficará dividida em quatro partes. Ferva um pouco de água em panelas diferentes, de acordo com o número de cores que vai utilizar. Dilua os corantes na água quente. Antes de começar, umedeça a camiseta borrifando água e depois coloque os corantes diluídos em cada parte amarrada. Não se esqueça de virar a camiseta para colorir o outro lado. Após 30 minutos, adicione o fixador de corante para garantir que a cor permaneça por mais tempo. Deixe a camiseta secar em um local seco e longe do sol. Depois lave com sabão neutro.
Peça com patches
Você vai precisar de:
- Patches (adesivos termocolantes);
- Ferro;
- Pano úmido;
- Cola.
Os patches são aqueles adesivos termocolantes com os mais variados símbolos. A dica é utilizá-los em qualquer peça, vale calça, shorts, jaqueta, vestido, tênis, entre outros. Vai de cada imaginação. Para fixar os patches, basta posicionar o adesivo no local desejado, colocar um pano úmido em cima e passar ferro quente em temperatura máxima. Segure o ferro por, pelo menos, cinco segundos e estará colado. É importante que o pano esteja úmido para não derreter a linha do adesivo. Caso prefira não utilizar ferro, opte pela cola de silicone para fixar os patches.
Muscle tee
Você vai precisar de:
- Camiseta com manga;
- Duas ombreiras;
- Cola para tecido;
- Linha e agulha para costura.
Corte a manga da camiseta de modo que ainda restem 2 dedos dela. Com uma cola para tecido, cole a ombreira por dentro da camiseta na parte inferior aos ombros. Dobre os dois dedos que restaram da manga para dentro e costure para ficar alinhavado. Caso preferir, também pode fazer o acabamento colando o pedaço que restou da manga com a cola para tecido.
Calça jeans em shorts
Você vai precisar de:
- Calça jeans;
- Tesoura;
- Caneta;
- Linha e agulha para costura;
- Lixa de parede ou de pedra pomes.
Transforme aquela calça velha parada no guarda-roupa em um short jeans. Primeiro, vista a calça e faça alguns pontinhos no tecido para saber qual o tamanho que deseja. Deixe alguns centímetros a mais para poder fazer a barra. Com uma tesoura, corte a calça no local que marcou. Depois, dobre a barra e costure. Atente-se para não ficar torto. Para finalizar, escolha alguns locais e passe uma lixa de parede ou de pedra pomes. Esfregue na horizontal para dar um acabamento de desgaste natural.