Revista L
Valores bem definidos garantem o sucesso
Empresária do setor de festas infantis fala sobre a importância de seguir filosofia e cultura de trabalho bem elaboradas para desempenho dos negócios
Por Danilo Reenlsober
05 de julho de 2019, às 10h32 • Última atualização em 05 de julho de 2019, às 10h34
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/revista-l/valores-bem-definidos-garantem-o-sucesso-1036879/
Em tempos de crise econômica, alcançar o sucesso com um empreendimento é missão para poucos. Algumas atitudes, no entanto, podem ser facilitadoras para que esse objetivo não se torne uma utopia. De acordo com a empresária do ramo de festas infantis Maria do Carmo Cabral de Andrade, estabelecer os valores e a cultura da empresa – ou seja, o modo de agir perante clientes, colaboradores e fornecedores – é essencial.
“Costumo tratar meus colaboradores como uma família”, diz a empresária, proprietária dos salões Viareggio Kids, em Santa Bárbara d’Oeste, e Sucesso Kids, em Americana. “Digo sempre que minha equipe é formada por pessoas que a gente conhece e que convivem conosco, que gostam de trabalhar com a gente e são bem tratadas. Assim, sabemos que vão fazer um bom trabalho, já que o desempenho deles também repercute no resultado da empresa”, aponta.
Essa, aliás, é a cultura primordial da empresa: tratar a todos, colaboradores, clientes e fornecedores, com carinho e respeito. “As pessoas estão sempre querendo fazer uma comemoração para se reunir, e não precisa ser algo muito grande. E os salões hoje são uma boa opção. No entanto, é preciso ter um bom atendimento. Isso é tudo”, ressalta. “Sempre buscamos criar um espaço em que funcionários e clientes estejam felizes”.
Maria do Carmo também falou sobre o mercado atual e os desafios de se fidelizar o cliente em tempos de crise. Segundo ela, a junção de um atendimento de qualidade e preço acessível é essencial para o bom desempenho do negócio, qualquer que seja ele. “Sempre há concorrentes e você precisa abranger todos os tipos de clientes. Um trabalho mal feito basta para que, no ‘boca a boca’, você perca um cliente. Mas é também no ‘boca a boca’ que você pode ganhar clientes”.
Foco e coragem são essenciais
Antes funcionária de buffets infantis, a empresária Maria do Carmo Cabral de Andrade se aventurou perante o mercado há cerca de três anos. Deu certo, mas não sem antes ter se dedicado 24h ao seu negócio.
E essa é uma dica que ela dá ao novo empreendedor. “É preciso ter consciência do momento e de onde você quer chegar, e estar preparado para enfrentar as dificuldades”. “Ter o pé no chão, estar sempre ligado nas notícias do mercado e analisar qual será o seu público é essencial. Nós começamos a empresa em meio à crise, mas com carinho e dedicação, conseguimos alcançar o sucesso. Tem gente que fala que quer abrir um negócio para não ter que trabalhar mais, mas é o contrário: você vai trabalhar muito”, afirma.